Dra. Marina de Queiroz – Dermatologista

A toxina botulínica, é um dos tratamentos estéticos mais utilizados no rejuvenescimento facial

É uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que quando utilizada em pequenas doses e de maneira controlada, tem uma aplicação terapêutica e estética muito eficaz, especialmente no tratamento de rugas, linhas de expressão e problemas musculares.

A Dra. Marina é especializada na realização de procedimentos estéticos, como a toxina botulínica, e tem como principal objetivo a naturalidade, segurança e elegância nos resultados.

Realizou sua formação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e realizou residência médica em Dermatologia no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que é referência na área.

É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e professora universitária na Faculdade de Medicina da Unochapecó.

Atualmente, atende na cidade de Chapecó-SC, oferecendo atendimento personalizado e embasado nas evidências científicas atuais, nas áreas de Dermatologia Clínica, Estética e Tricologia

Como a Toxina Botulínica Age?

Ela age ao interferir na transmissão de sinais nervosos para os músculos. A substância bloqueia a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que transmite sinais do sistema nervoso para os músculos, o que inibe a contração muscular, e consequentemente a formação de rugas decorrentes dela.

Os efeitos da toxina botulínica são temporários, e duram em média cerca de 3 a 6 meses, dependendo de pessoa para pessoa.

Os efeitos da toxina botulínica são temporários, e duram em média cerca de 3 a 6 meses, dependendo de pessoa para pessoa. A aplicação pode ser realizada com anestesia tópica ou com anestesia vibratória, e costuma ser muito bem tolerada pelos pacientes. 

Na imagem ao lado, estão ilustrados os principais músculos da mímica facial onde podemos realizar a aplicação da toxina botulínica com finalidade de prevenir a formação de rugas e linhas de expressão: testa, região entre as sobrancelhas (“rugas de braveza”), ao redor dos olhos (“pés de galinha”), nariz (“bunny lines”), região dos lábios (“rugas em código de barras”) e região do queixo.

Na minha prática diária, realizo a injeção da toxina botulínica após aplicação de anestésico tópico ou anestesia vibratória para dar mais conforto e uma melhor experiência para o meu paciente.

Qual a idade certa para começar a aplicar a Toxina Botulínica?

Não há uma idade exata para começar a aplicar a toxina botulínica, mas a partir dos 25-30 anos costumam começar a surgir os primeiros sinais do envelhecimento, como o início de linhas finas de expressão.

Em um primeiro momento, essas linhas de expressão só aparecem quando ocorre a contração muscular, ou seja, quando a pessoa realiza movimentos da mímica facial (como franzir a testa ou sorrir). Porém, com o processo de envelhecimento essas linhas que antes surgiam apenas ao movimento (rugas dinâmicas) começam a ficar marcadas, mesmo com a face em repouso (rugas estáticas).

Caso não seja iniciado o tratamento com a toxina botulínica para reduzir a força desses músculos, a tendência é que as rugas se tornem cada vez mais profundas e evidentes.

Idealmente, o melhor momento para começar aplicar a toxina botulínica é quando as rugas são apenas dinâmicas ou quando as rugas estáticas ainda são muito iniciais e discretas, já que o tratamento mais eficaz é o preventivo.

Benefícios da Toxina Botulínica:

1. Prevenção do Envelhecimento Prematuro

O uso contínuo de toxina botulínica pode ajudar a prevenir o aparecimento de novas rugas e linhas de expressão. Ao inibir a contração dos músculos faciais, que causam as linhas finas e as rugas, ela pode retardar o desenvolvimento de sinais de envelhecimento. Isso ocorre porque, ao enfraquecer as contrações musculares repetidas, a formação de rugas profundas é evitada.

A toxina botulínica é uma grande aliada no gerenciamento do envelhecimento de forma natural.

2. Suavização Progressiva das Linhas de Expressão

Com o tempo, o uso da toxina botulínica pode suavizar ainda mais as rugas existentes. Ao enfraquecer os músculos faciais, a profundidade das linhas e rugas diminui. Isso é especialmente eficaz nas áreas de expressão dinâmica, como a testa, pés de galinha ao redor dos olhos e nas linhas em torno dos lábios (rugas em “código de barras”). 

3. Melhora da Abertura Ocular e Elevação das Sobrancelhas

O uso da toxina botulínica em pontos estratégicos pode proporcionar um efeito “lifting” nas sobrancelhas, deixando-as mais arqueadas, e também melhorar a abertura do olhar. Isso contribui para um efeito de rejuvenescimento facial, melhorando a aparência sem necessidade de procedimentos invasivos.

Melhora do arqueamento da sobrancelha com toxina botulínica.

4. Prevenção de Condições Relacionadas à Tensão Muscular

Além dos benefícios estéticos, a toxina botulínica também tem aplicações terapêuticas que podem ser vantajosas a longo prazo. Ele é utilizado para tratar condições como:

  • Cefaleia tensional: A toxina botulínica pode ajudar a reduzir a frequência e a intensidade das dores de cabeça ao relaxar os músculos ao redor da cabeça e pescoço.

  • Bruxismo: Para pacientes que sofrem de ranger de dentes (bruxismo), a aplicação da substância pode ajudar a relaxar os músculos da mandíbula, aliviando a dor e prevenindo o desgaste dental. 

  • Contraturas musculares: Alguns pacientes sofrem com aumento da tensão muscular em músculos da região do pescoço e dorso superior como o trapézio, devido a fatores como má postura, elevação de peso e estresse. Nesses casos, a dor crônica e recorrente pode atrapalhar a qualidade de vida dos pacientes, e um dos tratamentos que podem ser aplicados é a toxina botulínica, que causa o relaxamento da musculatura onde é aplicada, tratando as dores.

Contraturas musculares dolorosas podem ser aliviadas com a aplicação da toxina botulínica.

5. Afinamento da face

Pessoas que apresentam hipertrofia do músculo masseter (principal músculo responsável pela mastigação) podem se queixar de um aumento visível da região da mandíbula, o que pode resultar em um rosto mais quadrado ou “masculinizado”.

Alguns fatores de risco para essa condição são o bruxismo (ranger dos dentes durante o sono), o hábito de apertar e tensionar os dentes em situações de estresse ou ansiedade, mastigação excessiva de alimentos duros ou chicletes, tendência genética e fatores funcionais (alterações de mordida e problemas dentários).

A aplicação da toxina botulínica nesses casos proporciona efeitos de relaxamento muscular a curto e longo prazo, o que permite o alívio de dores, uma redução do volume muscular e afinamento da face.

Figura demonstrando aplicação da toxina botulínica no músculo masséter. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/382266341_Novel_single-entry_point_injection_technique_for_masseter_hypertrophy_treatment_using_botulinum_neurotoxin_based_on_patient-reported_comfort

6. Hiperidrose (suor excessivo)

Embora o suor seja uma função normal do organismo, a transpiração excessiva ou hiperidrose pode ser desconfortável, constrangedora e impactar significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas.

Como a toxina botulínica age no tratamento da hiperidrose?

A toxina botulínica, quando injetada em áreas específicas do corpo, age bloqueando os sinais nervosos que estimulam as glândulas sudoríparas (glândulas responsáveis pela produção de suor). Ela impede a liberação de acetilcolina, um neurotransmissor que é essencial para o funcionamento dessas glândulas. Como resultado, a produção de suor na área tratada diminui consideravelmente, proporcionando alívio para quem sofre de hiperidrose.

Aplicação da toxina botulínica na axila. Disponível em: https://dermatology.melbourne/botulinum-toxin-for-hyperhidrosis/

O efeito da toxina botulínica nesses casos costuma durar em média entre 6 e 12 meses, com a necessidade de reaplicação após esse período para manter os resultados. Entretanto, os resultados de alguns estudos científicos mostraram que existe uma tendência de aumento da duração do efeito quando a substância é aplicada regularmente ao longo do tempo.

7. Prevenção de Cicatrizes Inestéticas

A toxina botulínica também pode ser empregada em pacientes com cicatrização alterada, com tendência à formação de cicatrizes hipertróficas (elevadas) e queloides.

A aplicação é realizada no local da ferida cirúrgica de forma preventiva logo após o procedimento. A substância permite a redução da tensão nas bordas das feridas e a melhor organização das fibras colágenas formadas no processo de cicatrização, o que colabora na atenuação da aparência das cicatrizes.

8. Tratamento da Rosácea

A rosácea é uma condição dermatológica crônica que afeta principalmente a face, caracterizada por vermelhidão, vasos sanguíneos visíveis, pápulas, pústulas e, em alguns casos, uma sensação de queimação ou ardor.

A toxina botulínica age relaxando os músculos e inibindo a liberação de neurotransmissores que causam vasodilatação (expansão dos vasos sanguíneos), o que pode reduzir a vermelhidão característica da rosácea.

Além disso, a toxina botulínica também pode ter um efeito positivo sobre a diminuição da inflamação na pele e a redução da intensidade das crises. Isso acontece porque ela interfere na comunicação nervosa que pode exacerbar a condição, levando a uma redução na formação de lesões e na sensação de ardência e queimação.

Vermelhidão persistente do rosto, com surgimento de vasinhos aparentes. Disponível em: https://sbdrs.org.br/rosacea-estresse-esta-entre-as-principais-causa-da-doenca/

Alguns benefícios são:

  • Redução da vermelhidão: O principal benefício da toxina botulínica é a redução da vasodilatação excessiva, proporcionando um alívio significativo da vermelhidão.
  • Alívio de sintomas desconfortáveis: A diminuição da sensação de ardor, queimação e irritação é frequentemente relatada pelos pacientes após o tratamento com a toxina botulínica.
  • Melhora da aparência geral: Além da redução da vermelhidão, o tratamento pode melhorar a textura da pele, reduzindo inflamações e lesões associadas à rosácea.
  • Efeito duradouro: Embora os efeitos da toxina botulínica não sejam permanentes (geralmente duram de 3 a 6 meses), com o uso contínuo, os pacientes podem experimentar uma melhora mais significativa ao longo do tempo.

9. Resultados Progressivos e Naturais

O uso contínuo e a longo prazo da toxina botulínica pode gerar resultados mais naturais e progressivos com o passar do tempo, permitindo uma melhora da qualidade da pele, melhora do posicionamento de estruturas faciais como sobrancelhas e pálpebras, melhora do contorno facial, redução da flacidez e prevenção do envelhecimento.  

A chave para aproveitar os benefícios a longo prazo é o seu uso contínuo, de forma bem planejada, sempre com o acompanhamento de um profissional qualificado.

Como qualquer tratamento, é importante fazer uma avaliação cuidadosa e discutir com o Dermatologista os resultados desejados, garantindo que os tratamentos sejam feitos de maneira segura e eficaz.

A Dra. Marina é especializada na realização de procedimentos estéticos, como a toxina botulínica, e tem como principal objetivo a naturalidade, segurança e elegância nos resultados.

Se você ficou com vontade de realizar esse procedimento, entre em contato conosco clicando no botão abaixo para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *